Início / Policial / Política / ORESTES QUER PREFEITURA FAZENDO PARCERIAS PARA TRAZER CAMPUS UNIVERSITÁRIO PARA SERTÂNIA
FACULDADE DE AFOGADOS: ORESTES QUER PREFEITURA FAZENDO PARCERIAS PARA TRAZER CAMPUS A SERTÂNIA.

ORESTES QUER PREFEITURA FAZENDO PARCERIAS PARA TRAZER CAMPUS UNIVERSITÁRIO PARA SERTÂNIA

Todo mundo sabe que há muito tempo Sertânia carece de um campus univesitário e isso tem evidenciado a falta de interesse daqueles que há mais de 20 anos “mandam” no município e preocupado com isso, o vereador Orestes Neves está encaminhando uma indicação a mesa diretora  da Câmara de Vereadores de Sertânia, a qual solicita ao prefeito de Sertânia, que busque parcerias com a Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP – Afogados da Inagazeira) ou com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) para a instalação de um “campus” ou extensão de cursos superiores presenciais em Sertânia.

“Sertânia está como uma ilha, cercada de cidades com cursos superiores por todos os lados. A parceria com instituições de ensino superior (IES) de cidades vizinhas justifica-se pela demanda de nossos estudantes que, cotidianamente, um número considerável de jovens sertanienses tem que se deslocar para outras cidades para cursar o ensino superior”, explica o parlamentar municipal.

Segundo Orestes, a referida parceria facilitaria e muito a vida de todos, pois além da economia com combustível, veículos, diárias, os estudantes não iriam arriscar a vida em viagens, perdendo tempo no deslocamento, e, abriria a possibilidade de outros sertanienses ter acesso ao ensino superior dentro do município.

“Nossa cidade pode se caracterizar como um pólo de crescimento e desenvolvimento, tanto do ensino superior, como econômico, onde teremos um potencial, a partir da educação superior e formação de mão de obra especializada, para atrair novos empreendimentos como indústrias e prestadores de serviços, que sempre acompanham e se instalam nas regiões que desenvolve o seu complexo educacional de nível superior, econômico e social”, disse o vereador, bastante animado por ver que sua ideia pode sim ser viável e uma oportunidade para nossa juventude para o mercado de trabalho.

Orestes explica que as faculdades e universidades cumprem funções e tarefas diversificadas, principalmente o de contribuir para o desenvolvimento econômico-social regional, pela disponibilização de suporte científico e tecnológico.

“As faculdades através de seu papel de ensino, pesquisa e extensão, possui em suas mãos, elementos essenciais para este desenvolvimento. Por sua vez, o setor produtivo, demanda das universidades, recursos humanos preparados e tecnologia, para serem utilizados no seu dia-a-dia, permitindo que o setor enfrente um ambiente de alta competitividade e globalizado. Outro aspecto importante é o papel da universidade como dinamizador das economias locais e regionais onde as mesmas estão instaladas, principalmente no seu entorno, através da geração de emprego e renda, colaborando significativamente no crescimento e desenvolvimento das cidades”, concluiu o vereador Orestes.

A iniciativa é salutar e deveria já ter sido implantada, Sertânia parou no tempo e carece de ações que visem o bem-estar dos nossos filhos. As cidades vizinhas ao município de Sertânia cresceram, com indústrias, com universidades, com comércio abundante e, sobretudo, com uma política saudável de pensar grande e de fazer política pensando no bem comum, mas infelizmente Sertânia continua na mesma.

Parabéns ao vereador e médico Orestes pela sugestão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *