Início >>> Colunas >>> COLUNA WEDSON SILVA: MERCADO DE AÇÕES

COLUNA WEDSON SILVA: MERCADO DE AÇÕES

COLUNA WEDSON SILVA

O mercado de ações sempre foi preenchido de medo por os grandões para os pequenos não investirem, e já tem na mente a ideia de que investir na bolsa perde dinheiro. No mercado de ações como em qualquer outro mercado uma hora alguém vai ter perdas, mas enquanto um alguém está perdendo alguém está ganhando, e o que faz a diferença é o conhecimento e a informação, entrando na operação e saindo na hora certa.

Operar no mercado de ações é igual tocar um instrumento, em quanto mais estudo e prática, mais perfeição vai ter naquilo que faz. Sempre falaram que pra investir na bolsa tem que ter muito dinheiro, mas pra investir pode  começar com R$ 200,00 e fazer uma parceria com a empresa e ir assumindo lucros, e na hora que chegar a um patamar de conhecimento pode botar pra quebrar comprando e vendendo pra elevar os lucros em operações de curto prazo.

Por que não deixaram a educação financeira e o conhecimento sobre o mercado de ações ao alcance de todos? É simples a resposta, pois para ter poucos ricos tem que ter muitos pobres. No mercado ninguém faz dinheiro, ele só troca de mãos. Imegine o mercado como uma pizza, pra almentar sua fatia, vai ter que tirar a fatia de alguém.

Tipos de ações

Ações Ordinárias (ON)

As ações ordinárias garantem direito a voto do investidor, que pode eleger membros do conselho de administração de determinada companhia, seus dividendos são variáveis e não são garatidos.

Exeplo de ações ON: PETR3, elas tem o final com o numero 3.

Ações preferenciais (PN)

As ações preferenciais são as melhores para o recebimento de dividendos fixos, seus detentores não possuem direito de voto em uma assembleia, e nesse caso elas são mais importantes.

Emxemplo de ações PN: PETR4, tem o número 4 no final.

Ações Units

São compostas por uma série de ações, que podem ser ordinárias e preferenciais juntas formando uma cesta de ativos. Exemplo de ações Units: TIET11, elas tem o numero 11 no final.

ON+PN= Units

Na próxima matéria vou escrever sobre análise gráfica de ações.

Wedson Silva

Compartilhar nas Redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *