Início >>> Educação >>> PAULO CÂMARA ANUNCIA DESTAQUES DA EDUCAÇÃO E DIVULGA RESULTADO DO IDEPE
Foto: Heudes Regis/SEI - Data: 19-08-2020 - Covid-19 - O Governador Paulo Câmara faz videoconferência com governadores do NE para lançamento de programas de agricultura familiar.

PAULO CÂMARA ANUNCIA DESTAQUES DA EDUCAÇÃO E DIVULGA RESULTADO DO IDEPE

Quarta-feira, 23 de setembro
 
10h – Divulgação do resultado do Idepe e dos destaques da Educação
Local: Salão das Bandeiras – Palácio do Campo das Princesas
* Para acompanhar o evento, basta acessar o link: https://youtu.be/I_7_Ymc0ZMc
 
Paulo Câmara anuncia destaques da Educação e divulga resultado do Idepe
 
Solenidade online divulga 42 vencedores em 14 categorias
 
O governador Paulo Câmara anuncia, nesta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, os destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2019. A divulgação do Idepe, que este ano será transmitido online, é um momento aguardado no calendário da educação pública de Pernambuco, pois valoriza o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e dos municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado.
 
Ao todo, serão anunciados 42 vencedores em 14 categorias, entre municípios, escolas municipais, estaduais e gestores. O prêmio reconhece os três municípios e escolas municipais que mais se destacaram no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. As escolas da Rede Estadual serão certificadas em maior evolução e maior Idepe nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ainda no âmbito da Rede Estadual, as unidades de ensino em parceria serão reconhecidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As Gerências Regionais de Educação também serão agraciadas em maior evolução e maior Idepe.
 
SOBRE O PRÊMIO – Criado em 2015, o Prêmio Idepe é divulgado anualmente e contempla com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual. As variáveis utilizadas para a aferição são as mesmas aplicadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio e fluxo escolar. 
 
Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.
 
A instituição responsável pelo Saepe e pelo Idepe é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que vem aplicando a avaliação nos últimos anos em Pernambuco e em diversos estados. O centro é também um dos responsáveis pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (Saeb) e pelo Ideb, do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Compartilhar nas Redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *